Monday, 08 de June de 2026
30/12/2024   08:00h - Política Regional

Vereador em Manaus é investigado pelo TRE-AM por se candidatar como mulher nas eleições 2024

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), está investigando uma possível fraude na cota de gênero nas eleições municipais de Manaus. A apuração envolve o vereador Wallace Oliveira (DC), que teria se registrado como mulher para cumprir a exigência legal de ao menos 30% de candidaturas femininas por partido. A Democracia Cristã (DC), partido de Wallace, já enfrentava irregularidades no preenchimento da cota de gênero, bloqueadas inicialmente pelo sistema de análise de candidaturas do TRE-AM.

 

Outra irregularidade foi detectada na candidatura de Joana Cristina França da Costa, também pelo DC, que não estava filiada ao partido nem com sua situação eleitoral regularizada. Com isso, o percentual de candidaturas femininas do DC caiu para 28,57%, abaixo do mínimo exigido pela Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). Esses problemas podem comprometer toda a chapa da Democracia Cristã.

 

O vereador obteve 4.557 votos, ficando como suplente do vereador eleito Elan Alencar (DC), que recebeu 8.611 votos. No entanto, sua candidatura está no centro de um escândalo que pode gerar penalidades ao partido e uma possível revisão dos resultados eleitorais, colocando em risco o mandato conquistado pelo DC.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.