Apesar de serem práticos e amplamente consumidos, os alimentos ultraprocessados têm um custo oculto que vai além da saúde humana, afetando também o meio ambiente.
Uma pesquisa recente, conduzida pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo, revelou que o consumo desses produtos está associado à menor adesão dos brasileiros à chamada “dieta planetária” — um modelo alimentar que leva em conta tanto a saúde das pessoas quanto a sustentabilidade ambiental.
O estudo explicou que a dieta planetária propõe uma alimentação equilibrada que respeita os limites dos recursos naturais, promovendo o consumo de alimentos frescos e minimamente processados, como frutas, vegetais e grãos, ao mesmo tempo que desincentiva o consumo de produtos ultraprocessados.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.