Monday, 08 de June de 2026
16/03/2024   14:20h - Mundo

Terremoto de 5,8 atinge o Japão e leva à suspensão de descarga de Fukushima

Um tremor de magnitude 5,8 atingiu o Nordeste do Japão ontem (15), forçando a suspensão da descarga de água radioativa da usina nuclear de Fukushima. O epicentro do tremor, que não gerou alerta de tsunami, foi na costa da prefeitura de Fukushima, a cerca de 50 km de profundidade no mar.


A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina danificada, suspendeu a descarga de água radioativa e tratada no mar, iniciada em 28 de fevereiro. A empresa confirmou remotamente que não havia anomalias nas instalações de diluição do trítio, mas suspendeu as operações por precaução.

 

A Autoridade de Segurança Nuclear do Japão também não detectou anomalias em Fukushima. O tremor não afetou as usinas nucleares de Tokai nº 2 e Onagawa.

 

Até o momento, não há relatos de danos materiais ou feridos. O Japão, situado no Anel de Fogo, zona sísmica ativa, possui infraestrutura projetada para resistir a tremores. 

 

Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, considerou as descargas seguras durante visita a Fukushima na quarta-feira (13). Apesar disso, a prática gerou protestos de comunidades de pescadores e países vizinhos, como a China, que baniu a importação de peixes e mariscos do Japão. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.