domingo, 08 de novembro de 2026
27/10/2026   09:40h - Política Regional

Roberto Cidade anuncia diálogo com o Pará sobre fumaças e queimadas em Manaus

Foto: Divulgação

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, reforçou nesta segunda-feira (26) a atuação integrada dos órgãos estaduais no combate às queimadas e na fiscalização de crimes ambientais. Durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais (Copec), ele destacou o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e a parceria com o Governo Federal e as prefeituras. O governador também afirmou que cobrará a responsabilização dos autores de incêndios criminosos.

 

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleiso Muniz, parte da fumaça que atingiu Manaus nos últimos dias tem origem em focos de incêndio na região do Baixo Amazonas e em municípios do Pará. Cidade anunciou que buscará diálogo com o governo paraense para discutir medidas de enfrentamento, diante da possibilidade de a fumaça voltar a atingir a capital nos próximos dias.

 

Entre 1º de junho e 25 de outubro, o CBMAM contabilizou 3.878 ocorrências relacionadas a incêndios urbanos e florestais e atuou no combate a 24.266 focos de incêndio, sendo 4.728 em Manaus e 19.538 no interior. Cerca de mil bombeiros e brigadistas participam das operações, que contam com 18 aeronaves. O Estado também mantém ações de fiscalização e prevenção por meio das operações Amazonas Mais Verde, Tamoiotatá e Alerta Fogo, que incluem monitoramento por satélite, uso de drones, aplicação de multas e embargos de áreas.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.