Nesta terça-feira, a Subcomissão Temporária para Debater e Avaliar o Ensino Médio no Senado votará a primeira parte do relatório final durante a reunião da Comissão de Educação (CE). A proposta, elaborada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), destaca uma série de recomendações, com destaque para a ampliação da carga horária dedicada à Formação Geral Básica.
O relatório sugere elevar a carga horária atual de 1.800 horas, conforme previsto no Novo Ensino Médio, para 2.200 horas, argumentando que a carga atual é insuficiente para abranger disciplinas cruciais como português, matemática, história e biologia. A relatora propõe uma carga horária total de no mínimo 3.000 horas, distribuídas entre 2.200 horas para a formação geral básica e 800 horas para a parte diversificada. Para cursos técnicos, seria possível aproveitar até 400 horas da formação geral básica.
Além disso, o relatório enfatiza a necessidade de aprimorar a organização da oferta dos itinerários formativos, considerando as desigualdades regionais e entre as realidades de escolas públicas e privadas. Outra recomendação destaca o aproveitamento, pelo Ministério da Educação, das experiências do Sistema "S" e dos institutos federais de educação na criação de percursos integrados ou concomitantes de ensino médio e de educação profissional e tecnológica.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.