A maior economia da Europa continua enviando sinais de fraqueza. Segundo comunicado do Tribunal Federal de Contas do país, o Banco Central poderá precisar de um resgate para cobrir perdas relacionadas à contração de títulos de dívida.
De acordo com o levantamento do ‘TCU alemão’, o Bundesbank enfrenta prejuízos que chegam a 650 bilhões de euros, em razão do PSPP, sigla que significa ‘programa de compra do setor público’.
O PSPP havia sido lançado pelo Banco Central Europeu (BCE) ainda durante a pandemia, como forma de estimular as economias do bloco, diante de um tempo de diversas incertezas macroeconômicas. Através dele, exigiu-se que os bancos centrais locais realizassem a compra da dívida do setor privado.
Com um cenário atual de juros altos, aumenta-se o risco de que a autoridade monetária do país precise recorrer a uma “recapitalização” por meio de fundos orçamentários para, assim, mitigar o risco de um catastrófico calote.
Vale destacar que o Banco Central alemão, assim como outras autarquias, possui um ‘fundo tampão’ de 19 bilhões de euros para provisionar o efeito da dívida no balanço de ativos. No entanto, conforme o presidente da instituição, Joachim Nagel, a provisão pode secar nos próximos anos, se o cenário macroeconômico desafiador permanecer.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.