A prefeita de Boston, Michelle Wu, emitiu formalmente nesta quarta-feira (20) um pedido de desculpas a dois homens negros acusados injustamente pelo assassinato de uma mulher branca grávida em 1989. Na época, o caso teve grande repercussão e intensificou a disparidade racial da cidade.
O anúncio oficial foi feito em uma entrevista coletiva após uma profunda investigação do caso para uma série da HBO ("Murder in Boston: Roots, Rampage & Reckoning", indisponível no catálogo brasileiro). Wu entregou em mãos o pedido de desculpas a Alan Swanson, 63, um dos homens condenados, e a familiares de Willie Bennett, 73, o outro homem preso equivocadamente -em geral, Bennett não fala sobre o caso e, segundo o jornal americano The New York Times, ele tem problemas de saúde.
Primeira pessoa não branca a assumir a prefeitura de Boston, Wu disse que ações como essa são apenas o começo de uma jornada de responsabilidade e ação. "A todos os moradores negros, peço desculpas não apenas pelo abuso que nossa cidade cometeu, mas pelas crenças e preconceitos que levaram a isso em primeiro lugar", afirmou.
O erro no sistema judiciário contra não brancos, no entanto, não é exclusividade de Boston. Nos últimos anos, outras cidades dos Estados Unidos têm lidado com condenações equivocadas.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.