Tuesday, 09 de June de 2026
04/02/2023   08:21h - Política Regional

Prefeitura de Manaus inaugura maior usina de energia solar da região Norte do país

Manaus ganhou, nesta semana, a maior usina de energia fotovoltaica (energia solar) da região Norte do Brasil, na modalidade de Geração Distribuída. A estrutura foi inaugurada pela comitiva de secretários da Prefeitura de Manaus e pela diretoria da concessionária Águas de Manaus. A unidade vai gerar 3,7 GWh por ano.


Este volume de energia limpa reduz a emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono (CO2). O número se iguala ao volume de carbono produzido por 560 automóveis em um ano e tem um efeito semelhante ao de um plantio de 43 mil árvores nativas. A maior usina solar da região Norte ocupa uma área de 20 mil metros quadrados na BR-174, no ramal da Fazenda da Esperança, e possui 2,55 MWp de potência instalada. Oito inversores e 4.960 placas solares formam o complexo energético. 


A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia.


Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense. A Ageman e a Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água) vão acompanhar a operação. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.