Monday, 08 de June de 2026
25/03/2024   09:45h - Mundo

Organizações de direitos humanos marcham 48 anos após o golpe de Estado na Argentina

Organizações sociais, sindicais e de direitos humanos convocam uma manifestação nesse domingo (24) na Argentina, no 48º aniversário do golpe de Estado de 1976, em meio a tensões devido ao questionamento do governo ao tratamento histórico dado à ditadura, que deixou milhares de desaparecidos e executados.

 

É a primeira manifestação do chamado Dia da Memória pela Verdade e Justiça desde a posse do presidente de extrema-direita Javier Milei, cujo discurso foi considerado por representantes de organizações de direitos humanos como “negacionista”  dos acontecimentos ocorridos durante o última ditadura militar na Argentina (1976-1983).

 

Durante a sua campanha presidencial, Milei afirmou que nos anos setenta houve “uma guerra” em que se cometeram “excessos”, argumento que para muitos relativiza a existência de um plano sistemático de eliminação de opositores comprovado em centenas de julgamentos, nos quais mais de mil militares foram condenados por crimes contra a humanidade.

 

A tese de que não houve uma ditadura foi repetida em vídeo divulgado pelo governo Milei neste domingo. Na gravação, a gestão do ultradireitista traz depoimentos acusando opositores do regime militar de promoverem uma guerra no país.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.