Em um mês, OMS transportou mais de 32 milhões de doses a 61 nações via Covax; agência alerta para falsificação de vacinas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou na sexta (26) que a campanha de vacinação contra a Covid-19 já começou em 177 países.
Falando a jornalistas em Genebra, o diretor-geral da agência, Tedros Ghebreyesus, disse que, em apenas um mês, a iniciativa Covax distribuiu mais de 32 milhões de vacinas em 61 nações.
No início deste ano, Tedros apelou a todos os países que iniciassem a vacinação de suas populações já nos primeiros 100 dias de 2021. Agora faltam agora duas semanas para o fim do prazo e 36 nações estão atrasadas. Destes, 16 devem receber suas primeiras doses nos próximos 15 dias.
“Acordos bilaterais, proibições de exportação, nacionalismo de vacinas e diplomacia de vacinas têm causado distorções no mercado, com grandes desigualdades na oferta e na demanda”, disse Tedros. A Covax tem como entregar, mas não tem doses suficientes.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.