Monday, 08 de June de 2026
30/09/2022   10:59h - Curiosidades

Nuvem de areia viaja do deserto do Saara para a Amazônia todos os anos

Uma quantidade significativa de poeira do deserto do Saara “viaja” mais de dois mil quilômetros chegando até a Amazônia. É o que mostra um vídeo divulgado pela Agência Espacial Americana (Nasa). A informação, no entanto, não é exatamente uma novidade.

Estima-se que cerca de 182 mil toneladas de poeira cruzam o Oceano Atlântico chegando ao continente americano – cerca de 27,7 milhões caem na floresta. Deste total, 0,08% corresponde a fósforo (importante nutriente para as plantas), segundo pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA), o que equivale a 22 toneladas.

 

A maior parte da poeira, entretanto, permanece suspensa no ar, enquanto que 43 milhões de toneladas chegam até o mar do Caribe. O estudo, que só foi possível graças a coleta de dados do satélite Calipso, da Nasa, foi divulgado na revista científica Geophysical Research Letters.

  

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.