Em mensagem enviada ao Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um relato otimista sobre as ações do governo na área ambiental destacando a reativação do Fundo Amazônia.
O governo trabalha para turbinar o Fundo Amazônia com recursos da ordem de US$ 10 bilhões a serem usados no combate ao desmatamento, transição energética, bioenergia e no processo de certificação de produtos.
“Vamos tornar o Brasil uma potência ambiental, com uma agropecuária e mineração sustentáveis, uma indústria mais verde e o estímulo à bioeconomia e aos empreendimentos da sociobiodiversidade”, disse o presidente na mensagem.
O presidente assegurou que o país voltará a se posicionar como uma nação comprometida com a defesa da biodiversidade e com o enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
“Reinstituímos as políticas de combate ao desmatamento, reativemos o Fundo Amazônia e revimos a destinação das multas ambientais, porque é urgente retomar uma política responsável em relação à nossa biodiversidade”, afirmou Lula.
Na mensagem, o presidente disse ainda que o povo yanomami foi abandonado deliberadamente pelo governo de Jair Bolsonaro.
“O genocídio cometido contra o povo ianomâmi exige de nós medidas mais drásticas, além do atendimento médico de urgência e do combate à desnutrição”, lembrou.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.