quarta, 23 de setembro de 2026
23/09/2026   08:00h - Polí­tica

Lula defende soberania brasileira e critica tarifas e guerras em discurso na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania brasileira e criticou guerras, medidas protecionistas e interferências externas durante seu discurso na abertura da 81ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), ontem (22), em Nova York. A fala ocorreu no primeiro dia do Debate Geral, que reúne líderes dos 193 países-membros da organização.

Lula afirmou que a ONU atravessa um momento crítico e cobrou mudanças no funcionamento da organização, especialmente no Conselho de Segurança. Ao tratar das relações internacionais, o presidente criticou o uso de tarifas como instrumento de pressão entre países e defendeu que o acesso a recursos naturais estratégicos brasileiros, como minerais críticos e terras raras, esteja associado à geração de valor e à transferência de tecnologia no país.

O presidente também afirmou que o Brasil não deve sofrer interferência externa em seus assuntos internos e defendeu a cooperação internacional para enfrentar conflitos e o crime organizado. O discurso abordou ainda temas como mudanças climáticas, inteligência artificial, regulação das plataformas digitais, o sistema de pagamentos Pix e as eleições brasileiras.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.