Tuesday, 09 de June de 2026
09/09/2023   16:30h - Polí­tica

Lula chega à Índia para participar da 18ª edição da Cúpula do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou nessa sexta-feira (8) a Nova Délhi, na Índia, onde participará da 18ª edição da cúpula de chefes de Estado e governo do G20, que ocorre neste sábado (9) e domingo (10). Lula desembarcou na Índia por volta das 21h no horário local, 12h30 no horário de Brasília.

 

Vale lembrar que ao final da cúpula, o Brasil receberá de forma simbólica o comando rotativo do bloco. O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações que representam cerca de 80% da economia global.

 

Segundo o governo, o Brasil presidirá o G20 pela primeira vez desde a criação do grupo, em 1999. O mandato irá de dezembro deste ano a novembro de 2024. O Rio de Janeiro será a sede da cúpula do grupo no próximo ano.

 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que Lula abordará na cúpula do G20 temas como desenvolvimento sustentável e combate à desigualdade. O presidente também deve reforçar a defesa do fim da guerra entre Ucrânia e Rússi.

 

Conforme o governo brasileiro, o G20 visa a criação de um grupo de trabalho sobre empoderamento das mulheres, bem como confirmar a adesão da União Africana como membro pleno do bloco.

 

Atualmente, integram o G20: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.