Monday, 08 de June de 2026
15/05/2026   13:00h - Educação

Livro que resgata a formação logística da Amazônia será lançado na TranspoAmazônia

A Fundação Memória do Transporte (FuMTran) realizará, no próximo dia 27 de maio, durante a 3ª edição da TranspoAmazônia, o pré-lançamento do livro "A História do Transporte da Amazônia". A obra escrita por Etelvina Garcia, reúne um amplo levantamento histórico sobre a evolução dos transportes na região amazônica, destacando o papel estratégico dos diferentes modais na integração territorial, na circulação de mercadorias e no desenvolvimento econômico da região Norte ao longo das últimas décadas.

 

A publicação apresenta um estudo aprofundado sobre o processo de desenvolvimento amazônico desde o período colonial português. Compreendida como uma região de dinâmica logística própria, a Amazônia é retratada como um território marcado por desafios operacionais, longas distâncias e condições geográficas que exigiram soluções específicas de mobilidade e abastecimento ao longo do tempo.

Nesse contexto, o transporte surge como um dos principais vetores de estruturação regional, influenciando a formação de rotas comerciais, a conexão entre comunidades e a expansão das atividades econômicas. O modal fluvial ganha protagonismo na obra, com os rios assumindo função central na organização da circulação e no funcionamento logístico da região amazônica.

O livro também aborda a evolução da aviação regional, das conexões rodoviárias e da integração logística construída ao longo das décadas para aproximar comunidades muitas vezes isoladas e viabilizar atividades econômicas em uma das regiões mais complexas do planeta do ponto de vista operacional.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.