As autoridades italianas emitiram uma ordem de detenção de 60 dias para o Geo Barents, navio de busca e resgate operado pela organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), alegando violações dos regulamentos de segurança marítima.
A medida foi tomada após operações de resgate realizadas na madrugada de 23 de agosto no Mediterrâneo Central. Segundo as autoridades, o Geo Barents não teria fornecido dentro do prazo as informações exigidas pelo Centro de Coordenação de Resgate Marítimo Italiano (MRCC) e teria colocado vidas em risco.
A MSF, no entanto, refuta as acusações, afirmando que a decisão se baseia em informações da Guarda Costeira da Líbia, uma entidade envolvida em acusações de graves violações dos direitos humanos. Juan Matias Gil, representante de busca e resgate da MSF, criticou duramente a detenção, afirmando que a Guarda Costeira líbia, considerada um ator confiável pelas autoridades italianas e apoiada pela União Europeia, já foi acusada pela ONU de conluio com traficantes e de envolvimento em crimes contra a humanidade. “
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.