O governo da Índia, afirma que as relações com a China não retornarão à normalidade até que Beijing retire suas tropas da região de fronteira entre os dois países. Essa afirmação foi feita após um encontro entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, na última sexta-feira (25), de acordo com a agência catari Al Jazeera, Nova Délhi.
A visita de Wang à Índia foi anunciada somente quando o representante chinês já estava em solo indiano. De acordo com Jaishankar, foi um pedido de Beijing que o encontro não fosse previamente informado.
Durante a viagem, Wang se reuniu com Ajit Doval, consultor nacional de segurança de Nova Délhi, que cobrou da China um maior comprometimento com o fim das tensões fronteiriças. O Ministério das Relações Exteriores chinês diz que a questão precisa evoluir do atual estado de emergência em que se encontra para uma abordagem cotidiana de questões de fronteira.
O que ajuda a aproximar as duas nações é a abordagem em relação à guerra na Ucrânia, vez que tanto China quanto Índia consideram a Rússia uma nação amiga e têm rejeitado a posição ocidental de condenar e punir Moscou pela agressão.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.