Um impasse na composição da Comissão Temporária Externa que vai acompanhar a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros da terra indígena acabou adiando toda a votação do colegiado. A ação busca aprovar o plano de trabalho, que será retomada em breve.
O documento chegou a ser lido pelo relator senador Dr. Hiran (PP-RR), no entanto, houve um questionamento feito pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Agora, a votação do cronograma está marcada para a próxima semana, na terça-feira (07/03). Elizane afirma que o plano deveria ser votado somente após o colegiado ter todos os nomes indicados.
Inicialmente, cinco senadores haviam sido indicados, porém, um requerimento da própria senadora, aprovado no Senado nesta terça-feira (28/02), aumentou o número para oito membros. O pedido partiu também do senador Humberto Costa (PT-PE). Os parlamentares afirmam que a atual formação tem maioria da bancada de Roraima, o que segundo eles afetaria o trabalho por conta de indícios que ligam os parlamentares acusados aos garimpeiros.
No requerimento, Eliziane Gama destaca a recomendação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), para uma mudança da estrutura do colegiado justamente para evitar que se tornasse uma comissão pró-garimpo. “Maior participação e representatividade parlamentar e, consequentemente, aprimorar o trabalho da Comissão em prol da construção de soluções para a atual crise humanitária Yanomami”, diz trecho do requerimento.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.