Goiás tem se destacado no reflorestamento, especialmente no Cerrado, por meio de projetos como a "Virada Ambiental", que já plantou mais de 1,5 milhão de mudas. Iniciativas de recuperação de nascentes e proteção de bacias hidrográficas também estão em andamento, com foco na restauração da vegetação, solo e água. Esses programas contam com parcerias entre a Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Desde 2019, o governo estadual investe na recuperação de áreas degradadas, com mais de 31 mil hectares em restauração. Projetos como o ArborizaGyn, em Goiânia, buscam plantar árvores nativas do Cerrado na capital, enquanto a Delegacia de Crimes Ambientais lidera ações de reflorestamento em áreas críticas, como as margens dos rios Araguaia e Meia Ponte.
A colaboração entre ONGs, empresas e universidades tem sido essencial para expandir os esforços de reflorestamento em Goiás. A adoção de tecnologias, como drones e a agricultura de baixo carbono, tem otimizado as iniciativas, contribuindo para a conservação do Cerrado e a redução das emissões de CO2, além de gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento sustentável.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.