A função de trancar e destrancar as portas, além de ligar o veículo remotamente, disponível nos carros da Tesla, pode permitir que hackers roubem o automóvel se explorarem uma falha presente na tecnologia. É o que aponta o relatório do NCC Group divulgado no domingo (15).
Durante um experimento, pesquisadores da empresa de segurança britânica conseguiram invadir o sistema dos modelos da montadora de Elon Musk, destrancar o carro elétrico, ligá-lo e acelerá-lo. Os testes foram realizados em um Model S e um Model 3.
O ataque cibernético que levou ao desbloqueio dos automóveis foi possível graças a uma falha no sistema de entreda sem chave da tesla, baseado no protocolo Bluetooth Low Energy (BLE). Segundo a companhia, a exploração da vulnerabilidade permite redirecionar as comunicações entre o celular do motorista e o carro, enganando o mecanismo.
Mas para que a invasão aconteça, o hacker precisa usar um dispositivo que esteja a até pouco mais de 10 metros de distância do telefone ou chave do proprietário do Tesla e outro aparelho, conectado a um notebook, próximo ao carro. Toda a operação demorou apenas 10 segundos para ser executada na experiência.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.