O Parlamento Europeu aprovou ontem (19), uma resolução que reconhece Edmundo González como “presidente legítimo e democraticamente eleito da Venezuela”. Além disso, María Corina Machado foi reconhecida como líder das forças democráticas no país. A medida, proposta pelo Partido Popular Europeu, recebeu 309 votos a favor.
A resolução reflete a posição do Parlamento sobre a situação pós-eleitoral na Venezuela e solicita que todos os Estados-membros da União Europeia adotem uma postura semelhante. Contudo, a decisão não é vinculativa para os países do bloco.
Os líderes da União Europeia continuam a pressionar as autoridades venezuelanas para que divulguem os resultados das eleições presidenciais realizadas em 28 de julho. Tanto o Parlamento quanto o Senado da Espanha já reconheceram González como vencedor, mas o governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, rejeitou a ideia de uma mudança de posição.
Em resposta à aprovação da resolução, González expressou gratidão ao Parlamento Europeu, ressaltando o desejo dos venezuelanos por liberdade e democracia. Ele afirmou que sua luta é apoiada por um povo que anseia por um futuro melhor.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.