Monday, 08 de June de 2026
30/06/2022   09:10h - Economia

Dívidas e instabilidade freiam uso de FGTS e 13º para dinamizar economia, aponta FGV

Cerca de 43,1% dos brasileiros pretendem poupar os recursos do saque extraordinário do FGTS, de R$ 1 mil, e da antecipação do 13º salário e das pensões. O número foi apurado pela Sondagem do Consumidor, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

 

Outros 24,6% querem usar esse dinheiro para consumir, enquanto 23,8% pretendem utilizar os recursos para o pagamento de dívidas.

 

Combinados, o saque extraordinário do FGTS e a antecipação do 13º salário e das pensões representam uma injeção de R$ 86,7 bilhões na economia. De acordo com o Ibre, isso fará com que o crescimento do consumo das famílias para o segundo trimestre, originalmente previsto pelo instituto em 0,3%, suba para 0,7%.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.