Tuesday, 09 de June de 2026
24/08/2022   14:10h - Polí­tica

Deputados cobram atenção a direitos de PCDs no Amazonas

Parlamentares cobraram respeito aos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) durante a sessão dessa terça-feira (23) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Álvaro Campelo (PV) repercutiu, na tribuna, o caso da advogada e ativista Nancy Segadilha, que acusou funcionários da empresa Latam de desrespeito durante check-in no aeroporto Eduardo Gomes, na última quinta-feira (18).

 

O deputado leu, na íntegra, o relato sobre o ocorrido publicado pela magistrada, que é tetraplégica e defensora da causa das PCDs, nas redes sociais. Ela conta que, ao tentar embarcar, foi informada de que todas as cadeiras premium já haviam sido ocupadas. Na ocasião, Segadilha tentou pagar por cadeiras extras e citou a resolução nº 280, de 2013, emitida pela Agência Nacional de Aviação (Anac). A norma estabelece reserva de assentos a passageiros com necessidades especiais no transporte aéreo.

 

Em seguida, um funcionário a teria abordado de forma grosseira e informado que a alteração causaria prejuízos no faturamento da Latam. “A advogada não quer a punição da empresa, e sim o cumprimento da norma“, ressaltou Campelo.

 

A deputada Joana Darc (União) lembrou da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada no período de 21 a 25 de agosto. E acrescentou que o problema enfrentado pela advogada é um exemplo das dificuldades com as quais pessoas com deficiência têm de lidar para garantir direitos.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.