A mudança radical do posicionamento e do papel do Brasil no cenário mundial desde a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência e o fim do governo danoso de Jair Bolsonaro. Os assuntos em questão envolvem o papel do país na busca pela solução pacífica para a Guerra na Ucrânia, no enfrentamento à crise ambiental e no combate à fome.
No que diz respeito à guerra, o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deseja se encontrar com Lula para tratar do assunto ainda durante a cúpula, que ocorre em Hiroshima, no Japão e termina neste domingo (21). Conforme noticiado, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também teria a intenção de se reunir com o presidente brasileiro. Não há, no entanto, confirmação de data para tais encontros. Também neste sábado, Lula se encontrou com o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz. E com o presidente da França, Emmanuel Macron, tratou de questões relativas à guerra e à preservação da Amazônia.
Crise Climática
Na sessão do G7 neste sábado, Lula cobrou responsabilidade dos países ricos para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “Não há dúvidas de que precisamos ampliar nossos esforços de mitigação, em especial os países que historicamente mais emitiram gases de efeito estufa, mas não podemos perder de vista a demanda crescente por adaptação e perdas e danos” disse.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.