Tuesday, 09 de June de 2026
10/06/2023   14:15h - Polí­tica

Contra legendas tradicionais, MBL anuncia criação do próprio partido político

Criado em novembro de 2014 com foco em mobilizar manifestações de rua, o Movimento Brasil Livre (MBL) começa a se organizar para criar um partido político. Em grupos de aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, o grupo dispara chamados para atrair voluntários para a coleta de assinaturas, prevista para começar em agosto deste ano na cidade de São Paulo.

 

“Você tem uma missão a cumprir! Chegou a hora de realizarmos a construção do NOSSO partido, o Partido do MBL, para não dependermos mais de velhos caciques partidários para eleger nossos representantes”, diz o texto.

 

Ao longo de sua existência, o MBL se aproximou de alguns partidos para eleger seus membros. Principal nome do grupo, o deputado federal Kim Kataguiri está no União Brasil. Podemos e Patriota são outros partidos que filiaram membros do MBL, mas as relações tiveram estresses.

 

Outro destaque entre os membros do movimento, o ex-deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, o Mamãe Falei, teve que sair do Podemos em março do ano passado para evitar ser expulso da legenda.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.