Na tarde da última segunda-feira (18), cerca de 1,6 toneladas de carne bovina foram confiscadas em um supermercado localizado na Zona Sul da capital, em uma operação conjunta entre a Visa Manaus e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (Decon). A apreensão ocorreu após denúncias sobre irregularidades no estabelecimento, relatando condições inadequadas de armazenamento e manipulação do alimento.
O diretor em exercício da Visa Manaus, Ricardo Celestino, esclareceu que a inspeção revelou uma série de práticas irregulares no supermercado. Além de constatar que a carne estava congelada pelo próprio estabelecimento, sem autorização para tal procedimento, também foi verificado que as peças estavam sendo embaladas sem as informações obrigatórias de procedência, data de validade e selo de inspeção sanitária, violando a legislação vigente.
Os responsáveis pelo supermercado estão sujeitos a responder a um Processo Administrativo Sanitário, passível de multa que varia de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cada uma no valor de R$ 139,82. Além disso, outras sanções podem ser aplicadas conforme a gravidade das irregularidades detectadas. A carne apreendida foi removida do local e encaminhada para o descarte apropriado pelos fiscais, garantindo a segurança alimentar dos consumidores.
Para reportar irregularidades sanitárias semelhantes, a população pode entrar em contato pelo número (92) 98842-8481 ou enviar um e-mail para visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.