Monday, 08 de June de 2026
22/02/2025   16:15h - Polí­tica

Câmara dos Deputados instala Frente Parlamentar para estreitar laços com sudeste asiático

A Câmara dos Deputados instalou a Frente Parlamentar Brasil-ASEAN para fortalecer as relações entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático. Presidida pelo deputado Waldemar Oliveira (Avante-PE), a iniciativa busca aprimorar políticas públicas e a legislação voltada à cooperação com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), bloco que reúne dez países e tem grande relevância comercial.

 

A ASEAN é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, e a criação da frente parlamentar ocorre em um momento estratégico, pouco antes da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vietnã, prevista para o fim de março. Parlamentares brasileiros também demonstram interesse em acompanhar a viagem e reforçar o diálogo diplomático.

 

Nos últimos anos, o governo brasileiro tem intensificado esforços para estreitar laços com a região. Em 2023, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, inaugurou a missão diplomática do Brasil junto à ASEAN em Jacarta, Indonésia, reforçando o interesse do país em ampliar as parcerias econômicas e políticas com o bloco.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.