Formar e capacitar recursos humanos em Alcântara, no Maranhão. Este é o principal objetivo da Base Institucional de Alcântara (BIA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O centro de capacitação foi inaugurado ontem (26) pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.
A BIA é fruto da parceria firmada entre a UFMA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). As ações são coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC). As ações propostas para a base preveem a elaboração de cursos de graduação à distância, especialização e aperfeiçoamento. A meta é atender ao desenvolvimento da região e a capacitação de mão de obra para as demandadas do Centro Espacial de Alcântara.
Para o ministro Marcos Pontes o caminho da educação é fundamental para o desenvolvimento. “Eu trabalho com ciência, com tecnologia e inovação para transformar ideias. Isso só pode ser feito através de um caminho que é a educação. Vamos tornar isso possível formando jovens, desenvolvendo projetos, formando novos cientistas, novos empresários para trabalhar no progresso dessa cidade, no progresso do Brasil”.
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.