Um ataque aéreo israelense em Gaza, no último sábado (30), deixou cinco mortos, entre eles trabalhadores da organização humanitária World Central Kitchen (WCK). Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), um dos mortos seria membro do Hamas e teria participado do ataque de 7 de outubro, que deu início ao atual conflito.
A WCK, que fornece alimentos em áreas de guerra, lamentou a perda de seus colaboradores e negou ter conhecimento de qualquer vínculo entre as vítimas e as alegações feitas por Israel. Entre os mortos estava Ahed Azmi Qdeih, identificado pelas IDF como participante do ataque ao kibutz Nir Oz, mas parentes refutaram as acusações, classificando-as como falsas.
O episódio destaca os riscos enfrentados por organizações humanitárias em Gaza, que sofre com bombardeios contínuos. Testemunhas relataram outras fatalidades, incluindo 13 mortos em um ataque a um ponto de distribuição de alimentos em Khan Younis. O conflito já resultou em mais de 44 mil mortos em Gaza, segundo autoridades locais, com metade das vítimas sendo mulheres e crianças. Organizações internacionais têm criticado os critérios de Israel para alvos em zonas civis
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.