Monday, 08 de June de 2026
20/05/2023   09:40h - Mundo

Após dissolver congresso, presidente do Equador nega que irá concorrer

De acordo com um artigo publicado pelo jornal "The Washington Post" dos Estados Unidos, Guillermo Lasso, o presidente do Equador, não será candidato na eleição presidencial extraordinária convocada por ele mesmo após a dissolução da Assembleia Nacional do país.

 

Lasso afirmou em entrevista que não possui planos para concorrer às eleições e que não se preocupa com quem será seu sucessor. Na quarta-feira, o presidente utilizou uma cláusula da constituição equatoriana que permite ao chefe de Estado convocar eleições antecipadas sob certas circunstâncias, como no caso de bloqueios no funcionamento do governo pelo Legislativo.

 

Essa disposição constitucional, conhecida como "Morte Cruzada", permite que o presidente dissolva a Assembleia, porém, simultaneamente, é obrigado a convocar eleições presidenciais. Essa é a primeira vez que essa medida é aplicada no Equador.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.