Substâncias radioativas podem ser liberadas da extinta usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, devida uma interrupção da conexão com a rede de energia após a invasão do país por tropas russas.
Apesar dos reatores não estarem mais em operação há décadas, é preciso resfriar o combustível nuclear que ainda está armazenado no complexo e, para isso, é preciso ter acesso a energia.
O trabalho para reparar a conexão e restaurar a energia da usina não foi possível porque os combates estão em andamento, disse nesta quarta-feira (9) a Energoatom, a empresa nuclear estatal da Ucrânia.
Dmytro Kuleba, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, disse que a Rússia precisa respeitar um cessar-fogo para que reparos possam ser feitos.