Monday, 08 de June de 2026
28/01/2025   15:30h - Meio Ambiente

Alertas de desmatamento são reduzidos a zero pela 1ª vez em Terra Yanomami

Após dois anos de intensas operações federais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou que os alertas de desmatamento na Terra Indígena Yanomami (TIY) chegaram a zero no final de 2024. Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, houve uma redução de mais de 90% nos alertas relacionados a garimpos ilegais desde 2022, resultado da atuação constante em áreas consolidadas e novas incursões ilegais.

 

Entre 2023 e 2024, o governo federal realizou 3.536 ações na TIY, sendo 633 operações do Ibama, que aplicaram R$ 69,1 milhões em multas e apreenderam equipamentos, veículos e suprimentos usados no garimpo.  Localizada nos estados de Roraima e Amazonas, a TIY enfrenta graves desafios ambientais e sociais devido à presença de garimpeiros, que causam desmatamento, contaminação por mercúrio e disseminação de doenças como a malária.

 

As ações iniciadas em 2023, sob a coordenação da Casa Civil e com a participação de 33 órgãos públicos, também contribuíram para reduzir em 68% as mortes por desnutrição nas comunidades indígenas e promoveram avanços na preservação ambiental e na qualidade de vida da população local.

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.