Monday, 08 de June de 2026
27/03/2022   08:30h - Ciência & Tecnologia

Adoçantes podem estar relacionados a maior risco de câncer

Baseados em dados alimentares de mais de 102 mil participantes, uma equipe de pesquisadores sugere que o consumo de adoçantes artificiais pode estar relacionado com um maior risco de câncer. Os resultados foram publicados no periódico PLOS Medicine na última quinta-feira (24), e indicam que os riscos são maiores para adoçantes baseados em aspartame ou acessulfame-K.
 
 
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e da Universidade Sorbonne Paris Nord analisaram cerca de 7,8 anos de dados alimentares, registros médicos entre outras informações relacionadas à saúde de voluntários do estudo NutriNet-Santé, um programa que investiga a influência da alimentação no risco de câncer.
 
 
Excluindo aqueles que já tinham câncer desde o início do estudo, 3.358 participantes tiveram um diagnóstico de câncer, e 1.345 deles consumiam adoçantes. Ao compararem a incidência de casos de câncer entre aqueles que consumiam os adoçantes com aqueles que não consumiam, os pesquisadores observaram que o risco de desenvolver câncer durante o período do estudo foi cerca de 13% maior entre aqueles que consumiam adoçantes.
 
 
Riscos maiores foram observados para aqueles que consumiam aspartame (15%), e a incidência foi maior para câncer de mama (16%) e outros tipos de câncer ligados à obesidade, como coloretal, de estômago, fígado, dentre outros, que juntos possuem um aumento de risco de 13% com o consumo adoçantes.
 

 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.