O vulcão La Cumbre, de 1.463 metros, localizado na ilha deserta de Fernandina, no arquipélago equatoriano de Galápagos, entrou em erupção.
Uma nuvem de gás sem muitas cinzas foi deslocada pelo vento, sem atingir áreas habitadas. La Cumbre entrou em erupção quatro vezes na última década. A anterior foi em janeiro de 2020, quando a atividade durou cerca de nove horas. Houve cerca de 30 erupções desde 1800.
Fernandina, no extremo oeste de Galápagos e com uma área de 638 km2, possui uma espécie endêmica de iguana terrestre amarela, cuja população tem crescido apesar de ameaçada por erupções vulcânicas. Em 2019, foi encontrada ali uma fêmea de tartaruga Chelonoidis phantasticus, espécie que se acreditava ter sido extinta no século passado.
Fonte: metsul.com
Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.