Monday, 08 de June de 2026
03/06/2021   11:15h - Ciência & Tecnologia

'Sol artificial' chinês quebra recorde mundial de temperatura

 A China deu um importante passo rumo ao teste do reator de fusão. Em experimento realizado na sexta-feira (28), o país estabeleceu um novo recorde mundial ao atingir a temperatura do plasma de 120 milhões de graus Celsius durante 101 segundos, no Tokamak Supercondutor Avançado Experimental (EAST, na sigla em inglês).

Também conhecido como “sol artificial chinês”, o dispositivo localizado no Instituto Hefei de Ciências Físicas da Academia Chinesa de Ciências foi criado para replicar a fusão nuclear ocorrida no Sol e em outras estrelas. Quando estiver em funcionamento, a tecnologia permitirá produzir energia limpa de maneira quase infinita.

No mesmo dia, os cientistas conseguiram aquecer o EAST a uma temperatura ainda maior, de 160 milhões de graus Celsius, mas durante menos tempo (20 segundos). A título de comparação, a temperatura no núcleo do Sol é de “apenas” 15 milhões de graus, 10 vezes menor do que o novo recorde estabelecido.

O diretor do departamento de física da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China Li Miao comemorou a superação da marca anterior, de 100 milhões de graus Celsius durante 100 segundos. “O avanço é um progresso significativo e o objetivo final deve ser manter a temperatura em um nível estável por um longo tempo”, afirmou o especialista.

 

Copyright © 2021-2026. Onjornal - Todos os direitos reservados.